Os brócolos (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas,couve-nabo entre outras.

As folhas, as flores e os pedúnculos florais são comestíveis. O cruzamento dos brócolos ou brócolis com o kai lan asiático gera o brocollini, que possui talos comestíveis.

Originários da Europa, também são usados em medicina graças ao seu elevado teor de cálcio que é - dependendo da variedade e da forma de preparo em média 47 mg por cada 100 gramas de flores e 51 miligramas em cada 100 gramas de folhas, o que representa cerca de cinco vezes a dose existente no leite. Por isso, este vegetal é um bom construtor e formador dos ossos e dos dentes.

Os brócolis ou brócolos são utilizados no preparo de saladas, podendo também ser utilizados em pratos como folhados e massas. Assim como a couve-flor, também podem ser cozidos no vapor, o que ajuda a manter seus componentes nutricionais.

 

Nome comum ou vulgar: Brócolos


Reino: Plantae

Divisão: Magnoliophyta

Classe: Magnoliopsida

Ordem: Brassicales

Família: Brassicaceae

Género: Brassica

Espécie: B. oleracea

Grupo de cultivaresBrassica oleracea, Grupo Italica

 

 

 

 

A AlenSado possui, desde 2010, uma unidade de produção de plantas horticolas, constituída por uma linha de sementeira, uma estufa de germinação e uma bateria de estufas de crescimento, de 8000 m2.

A partir de 2011 todas as plantas de tomate destinadas aos seus associados são produzidas directamente pela Alensado.

Pretende-se e tem-se conseguido:

- controlar os prazos e timings de produção de plantas, garantindo o escalonamento das plantações préviamanete planeado

- garantir a qualidade e sanidade das plantas produzidas

- reduzir os custos de produção

- melhorar a fileira produtiva 

O tomate é um fruto originário das Américas Central e do Sul, que chegou à Europa pelo porto de Sevilha no final do século XVI, entrando rapidamente na gastronomia portuguesa na mesma época. 

O tomate começou a ser cultivado na região de Alvalade em 1959, tendo atingido nos anos de 1973 a 1975 a sua maior expressão com uma área de 1600 ha. Este grande aumento de área deveu-se á adaptação da cultura às caraterísticas climatéricas e aos solos desta região, à disponibilidade de água pelas obras de rega de Campilhas e do Alto Sado, e também porque a partir de 1962 entrou em funcionamento uma unidade industrial de produção de concentrado de tomate.
 
Atualmente, nesta região o tomate ocupa 300 ha a 450 ha, sendo produzido de forma sustentável, recorrendo a métodos e tecnologias avançadas, os quais permitem obter produtividades acima da média mundial. Hoje 1 ha produz 90t a 120t/ha, o que será o triplo do produzido na mesma área nas décadas de 70,80 e 90. Toda a produção, desde o planeamento, produção de plantas, controlo fitossanitário, adubação, controlo da rega, colheita, transporte para industria e recolha de resíduos é rigorosamente acompanhada por técnicos da AlenSado, Cooperativa Agrícola do Sado, a qual é reconhecida como OP-Organização de Produtores de Hortícolas para Industria, desde 1997.
 
O tomate, apesar de apenas possuir, em média, catorze calorias em cem gramas, é um alimento rico em licopeno, vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose, sendo portanto um importante alimento para o fortalecimento do sistema imunológico. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes.

O milho (Zea mays), também chamado abati, auati e avati, é um conhecido cereal, cultivado em grande parte do mundo. O milho é extensivamente utilizado como alimento humano ou para ração animal, devido às suas qualidades nutricionais. Todas as evidências científicas levam a crer que seja uma planta de origem mexicana, já que a sua domesticação começou há cerca de 7500 a 12000 anos na área central da Mesoamérica. É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções a lisina e o triptofano.

Tem um alto potencial produtivo e é bastante responsivo à tecnologia. O seu cultivo geralmente é mecanizado, se beneficiando muito de técnicas modernas de plantio e colheita. Produção mundial foi 817 milhões de toneladas em 2009-mais que arroz (678 milhões de toneladas) e trigo (682 milhões de toneladas), com 332 milhões de toneladas produzidas anualmente somente nos Estados Unidos. O milho é cultivado em diversas regiões do mundo. O maior produtor mundial são os Estados Unidos.  

© 2015 AlenSado. All Rights Reserved. Designed By InfoAgir